Larva migrans cutânea ou bicho-geográfico
O que é?
Caracteriza-se pela penetração da larva do verme Ancylostoma spp. através da pele, formando lesões sinuosas que se assemelham a um mapa, causando muita coceira. O tratamento é lento, porém há cura.
Contaminação:
Cães e gatos com verminose comtaminam praias, tanques de areia e jardins de parques infantis através das fezes que possuem ovos de Ancylostoma spp. Esses ovos se transformam em larvas que estão prontas para penetrar na pele de animais e pessoas. Nos animais resultará na verminose intestinal e no homem, na zoonose bicho-geográfico.
Larva migrans visceral
O que é?
Caracteriza-se pelo alojamento das larvas do verme Toxocara spp. em diferentes partes do corpo humano. Os sintomas podem variar de dores abdominais, náuseas, vômitos, tosse e febre, até o estrabismo, diminução da visão e cegueira, caso haja alojamento da larva em tecidos oculares.
Contaminação:
Ingestão acidental dos ovos do verme Toxocara spp. que pode ocorrer através do contato com solo ou objetos contaminados (mãos levadas à boca).
Dipilidiose
O que é?
Ocorre quando há ingestão acidental de ovos dos vermes Dipylidium caninum através de objetos ou pelo hábito de levar a mão à boca. Pode ocorrer também a ingestão acidental de pulagas contaminadas pelo Dipyllidium caninum, causando danos intestinais.
Contaminação:
Ocorre tanto pela ingestão dos ovos do parasita presentes no ambiente em que o animail contaminado vive, quanto pela ingestão da pulga contaminada pelo verme, principalmente quando os animais dormem na cama junto às pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário